quarta-feira, 19 de julho de 2017

Mudar aos poucos

A vontade da mudança deve partir de nós e ser apenas por nós, nada de fazer para agradar namorado, marido, família ou amigos, tem que ser por nós!

Não precisa também ser imediata, para este ano, para este verão, enfim... tem que ser no nosso tempo, sem ansiedades para que a adaptação ao nosso novo estilo de vida não se torne em algo temporário.

Os primeiros passos podem ser esses e não custam muito:
1º) Diminuir para 1/4 do prato a ingestão de hidratos de carbono
2º) Fazer caminhadas de 1h em ritmo médio
Deixe-se assim por algum tempo e não fique ansiosa por resultados, as coisas acontecem aos poucos...
Depois:
1º) Trocar os hidratos de carbono simples do primeiro passo acima por complexos: arroz integral, pão escuro e massa integral
2º) Alternar na caminhada um pouco de corrida, uns 30 segundos de cada vez que caminha 3 minutos

Perceberam a ideia? Mudar aos poucos o estilo de vida, sem pressa... Acredite que os resultados aparecerão!

Eu anotei umas listas de mudanças interessantes a serem feitas:
- Acabar de vez com o açúcar refinado, no caso de haver mesmo a necessidade de adoçar algo, usar o açúcar amarelo.
- Acabar de vez com os refrigerantes, mesmo em festas, acreditem são um veneno para o nosso organismo, não ganhamos nada com consumo deste veneno só a indústria que enriquece com a nossa desgraça.
- Tirar um ou dois dias para se ser vegetariana, eu já sou, mas você pode tirar um dia na semana e fazer essa experiência, o meio ambiente agradece. Há receitas tão interessantes na net de pratos vegetarianos! Eu pretendo partilhar os que eu mais faço aqui no blog.
- Abolir as frituras, acreditem que o óleo aquecido é cancerígeno, pretendo falar mais sobre isto aqui no blog.
- No verão abusar das saladas! E no inverno abusar das sopas!
- Andar sempre que houver uma oportunidade, descer uma paragem antes da sua, passear pela cidade, andar, andar, andar, correr, saltar, se mexer!

Em breve mais dicas da minha mudança e os resultados!

Paz para você!




sexta-feira, 14 de julho de 2017

Vamos então arregaçar as mangas!

No início deste ano eu alterei os meus hábitos alimentares e me tornei vegetariana, está a correr muito bem, não tive dificuldade em me adaptar. A carne animal não me fez falta, porém neste verão decidi fazer uma pequena alteração como medida de ajuda para o meu emagrecimento, vou voltar a consumir peixe.

 Na altura que eu perdi peso, eu não era vegetariana e comia muito peixe grelhado, acredito que este foi um grande factor de ajuda, no que toca a alimentação, para que eu obtivesse bons resultados, por isso vou repetir a dose, embora um pouco relutante por causa das minha convicções, mas como é temporário acredito que vá correr bem.

Esta medida vai ser adoptada apenas agora no verão, por tanto vai até meados de setembro e se o tempo bom se prolongar e o frio do Outono não aparecer mais cedo, posso prolongar um pouco mais. É que quando o tempo estiver mais frio vou adoptar as sopas no cardápio.

Só é preciso um pouco mais de consciência para ajustar a alimentação, já percebi que é preciso fazer uma grande redução no que eu consumo para poder conseguir algum peso. Estou a tentar interiorizar o seguinte conceito: o alimento é só para que o nosso corpo busque os nutrientes necessários para um funcionamento saudável, não para andarmos a comer até não poder mais, e a nos entupir com comida que só faz mal (açúcar refinado, gordura polinsaturada, alimentos cheios de substâncias insecticidas, etc). É uma questão de mentalização a habituação a um novo estilo de vida.

quarta-feira, 12 de julho de 2017

Resumo da caminhada

Penso que voltei a encontrar o meu rumo novamente, o choque de ter mudado de personal trainer me chamou a realidade e ainda o choque de estar a passar o verão andando mal vestida, pois as minhas roupas não ficam bem em mim ou mesmo há algumas que nem cabem mais em mim.
 
O verão é a estação que eu mais gosto e como ando insatisfeita com o meu peso, sinto que será passado em branco. Mas se eu me esforçar e trabalhar para valer, ainda consigo chegar até setembro mais satisfeita.
 
Estou a fazer um esforço financeiro e faço duas vezes por semana um treino de meia hora com a personal trainer, nos outros dias é suposto ir às aulas… suposto porque ainda não me encontrei motivada para ir às outras aulas, mas aos poucos vou regressando.
 
O importante nisto tudo é que os resultados têm vindo a aparecer, aos pouquinhos

segunda-feira, 22 de maio de 2017

Prioridade

Como já sabem eu recuperei todo o peso que havia perdido e uma das caudas para que isto acontecesse foi ter deixado de dar prioridade para as coisas que são realmente importantes para mim.
Passei a ficar até mais tarde no trabalho e deixei de ir ao ginásio e mesmo o clima pesado do escritório só me fazia ficar mais ansiosa e com isto eu andava a comer o que não devia, perdi o foco.
A pesar do nosso trabalho ser importante para a nossa vida, temos que acreditar que há outros e que o mais importante é a nossa saúde física e mental.
Deixei de fazer horas e venho a correr para não perder uma aula no ginásio. Quanto à equilibrar a mente por causa da ansiedade que se agravou neste último ano, ando a pesquisar sobre meditação e equilíbrio de energias, temas que pretendo ir desenvolvendo mais aqui no blog a medida que for conseguindo trazer para a minha vida.
Namaste!

domingo, 21 de maio de 2017

A loucura está de volta

Dos exercícios que mais me ajudaram a queimar gordura o Body Attack foi um deles, é sensacional e muito louco, vale muito à pena.
Este domingo fui experimentar pela segunda vez uma aula chada Strong by zumba que na realidade tem muito de body attack, adorei e não perderei um domingo por nada.
Neste momento tenho o corpo moído mas sensação de dever cumprido.
Experimentem, vale muito à pena. Vou deixar o link do youtube de um resumo de uma aula do Body attack.



sábado, 20 de maio de 2017

Não sei por onde começar…

O melhor é começar por dizer que pode acontecer o que for, eu nunca vou desistir, farei acontecer quantos recomeços forem necessários e este é mais um, só não sei se este novo recomeço vai trazer resultados, mas isso não importa, o importante é persistir.

Nova personal trainer, pois o anterior teve uma conversa franca e acha que as coisas não estão a correr bem e que talvez se eu treinasse com uma mulher me sentisse mais à vontade. O que sei dizer é que fui, primeiramente, senti muita tristeza. Agora sinto um mal estar quando estou lá a treinar, mas também estou a apostar nesta nova etapa.

Este recomeço vai contar com um peso inicial de 92kg, era o que eu tinha no início desta jornada lá em 2013… e pensar que tinha conseguido já estar com 76kg e com uma auto-estima maravilhosa… 


Vamos a isso mais uma vez.

quarta-feira, 29 de março de 2017

Exercício: Not Ok


Ontem não consegui ir correr, pois já cheguei à casa por volta das 21h15m e com fome, não havia forças para sair. E hoje vai ser a mesma coisa, pois vou chegar no mesmo horário. É que está a haver uma greve parcial de transportes.

No entanto, é importante referir que faço todos os dias uma caminhada de 40min. 20min de manhã quando vou da estação até o trabalho e outros 20min no retorno à estação. Ano passado costumava usar o metro para ir da estação ao trabalho, mas este ano optei por fazer a caminhada, que até me obriga a um ritmo acelerado ou chego atrasada.

Se eu estivesse a chegar no horário normal, hoje dava para ir ao ginásio fazer uma aula de RPM (bicicleta) e Tabata (treino intensivo intervalado). Duas combinações bombásticas para queimar muitas calorias. Recomendo vivamente o tabata, basta meia hora ou 20min por dia para ajudar, e se não podes ir ao ginásio há no Youtube muita gente a ensinar, convém que seja um canal de confiança, por exemplo do Bruno Salgueiro que é um profissional da área.

 
Conto poder amanhã regressar ao meu horário normal e se assim for, vou ao ginásio.